Sobre o Ecovert
O Laboratório de Ecologia de Vertebrados (Ecovert), do Departamento de Ecologia, localiza-se no Instituto de Ciências Biológicas (IB) da Universidade de Brasília (UnB). Criado em 2009, o objetivo primordial do Ecovert é contribuir para o incremento do conhecimento científico referente aos vertebrados de maneira geral, em especial aos mamíferos sul-americanos. Para isso, o Ecovert age em três frentes principais: o desenvolvimento de projetos de pesquisa e consequente publicação de estudos de qualidade sobre esses animais; e a formação de pesquisadores nessa área, tanto no nível de graduação (iniciação científica) quanto pós-graduação (mestrado e doutorado); e também formação de profissionais que possam atuar na área de conservação aplicada e políticas ambientais, e contribuição à conservação da fauna e flora nativos dos biomas neotropicais.
Os pesquisares associados ao Ecovert executam projetos de pesquisa que dependem principalmente da coleta de dados de campo de alta qualidade, tanto no Cerrado brasileiro quanto na Mata Atlântica ou Floresta Amazônica. Os estudantes e pesquisadores associados utilizam dados sobre biologia e história natural de vertebrados silvestres (especialmente roedores e marsupiais) para testar hipóteses biológicas relevantes para esse grupo. Vários métodos e técnicas são utilizados para a obtenção dos dados, tais como procedimentos padrão de captura-marcação e recaptura, radiotelemetria, rastreamento com carretel de linha, isótopos estáveis e observação direta, entre outros.
O Ecovert é coordenado pelo Dr. Emerson M. Vieira, Professor Associado da UnB e orientador credenciado no curso de Pós-Graduação de Ecologia dessa Universidade e também do PPG em Ecologia & Conservação da Biodiversidade da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC, BA).
Em relação à pesquisa, atualmente são desenvolvidos projetos nas cinco linhas principais:
-
Biologia e Conservação de Mamíferos
-
Ecologia e história natural de mamíferos silvestres
-
Ecologia das interações entre vertebrados e plantas
-
Conservação de mamíferos brasileiros
-
Cronoecologia